14 abril, 2012

Stand Up

Sou uma pessoa que odeia conflitos. Viram-me do avesso. Evito-os sempre, ainda que saiba que devia marcar a minha posição e defender-me.
Paraliso e não consigo argumentar à mesma velocidade que o meu cérebro processa todas as coisas que deveriam ser ditas no momento em que as devia dizer. E é claro que isso me deixa num estado de ruminação absoluto e esgotante.

Mas pior do que ficar em loop cerebral  com o que eu devia ter dito era isto, sou mesmo estúpida, isso é que era, para a próxima não deixo passar, é a sensação de desilusão comigo mesma, cada vez maior e proporcional ao número de sapos que vou engolindo. E vão sendo muitos. 
E isto tem que mudar, sobretudo nos desentendimentos que tenho com as pessoas que me são mais queridas. Não posso continuar a pedir desculpa só para que fique tudo bem porque não fica, comigo não fica tudo bem.

E foi isso que fiz com uma grande amiga que foi profundamente injusta comigo por causa de uma situação pequena e  ridícula. Se temos de ser maus para alguém ao menos que seja por uma coisa verdadeiramente importante. Tentei dizer-lhe que as palavras dela me magoaram muito. Tentei explicar que não estava a minimizar os sentimentos dela mas sim aquilo que os criou. Tentei fazê-la perceber que há limites para a forma como se fala com alguém, mesmo que seja alguém que normalmente come e cala, como eu.

Ingénuamente esperava que ela reconhecesse a minha capacidade de defesa, já que me conhece tão bem. Não foi isso que aconteceu. Não consigo descrever o desrespeito com que fui tratada e o autismo das ofensas mas posso dizer que se a minha casa fosse um bar teria sido encerrado por níveis de décibeis acima dos permitidos por lei.

Não sei se perdi uma amiga. Sei que preciso de tempo sem ela. Onde está o limite para as coisas que se aceitam em nome de uma amizade? Será que uma amizade sobrevive quando constantemente se põem coisas para trás das costas?

Estou lixada com isto.




1 comentário:

Isa disse...

entendo-te perfeitamente... há limites, sim. e afastares-te só servirá para te tornares maior. nao tem mal nenhum...